O Projeto
Introdução
Através deste relatório estaremos apresentando o projeto de construção do “CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL LUIZ ANTÔNIO RHEDA”.
O Centro de Convivência Infantil é um projeto social idealizado por um grupo de praticantes da Doutrina Kardecista que compreende a necessidade imediata de democratizar a educação infantil para crianças de classe baixa sem redução da qualidade, contribuir no desenvolvimento de futuros cidadãos pela educação.
A educação é fator estruturante do indivíduo, e, portanto, deve estar presente desde a tenra idade, como meio e condição de formação, desenvolvimento e integração social da criança.
A estruturação do Centro de Convivência Infantil é uma idéia que evoluiu da proposta inicial de se construir o CENTRO DE APOIO A FAMILIA.
A missão do Centro de Apoio à Família é ser um ambiente e canal aberto para as famílias de baixa renda onde encontrarão; orientação, informação e recursos e para manter-se com um núcleo primário da formação de Cidadão.
Patrocinado pelo Instituto C&A e apoiado pela Associação Cirandar, dois voluntários da Instituição Beneficente Angelina Quinta de Moraes foram inscritos no curso GESC – promovido pela Associação do Ex-alunos de MBA USP com intuito de capacitá-los na estruturação deste projeto “Centro de Convivência Infantil”.
A constituição do Centro de Apoio a Família consiste:
-
Implantação do Centro de Convivência Infantil,
-
Orientação quanto ao planejamento familiar do ponto de vista orçamentário, saúde e desenvolvimento humano e social, e
-
Apoio na capacitação de adolescentes/adultos para o mercado de trabalho.
Apresentado este contexto, entendemos a grandeza do projeto proposto, e todas as implicações e desafios nele contido até sua conclusão, fazendo-se necessário a definição de um ponto de partida.O Centro de
Convivência Infantil é justamente o nosso marco zero, tendo em vista o auxílio imediato à família a medida em que os pais encontrarão um porto seguro para cuidado dos filhos no período de trabalho. A partir deste ponto estaremos nos centrando no desenvolvimento do projeto destinado ao Centro Convivência Infantil sem olvidar o contexto macro que está inserido.
Objetivo
Construir o Centro de Convivência Infantil que será um espaço destinado ao desenvolvimento de crianças em idade infantil, onde os aspectos de saúde, educação, social, afetivos e espirituais serão balizadores de todas as ações.
O município de Osasco foi eleito para a construção deste projeto social, por três fatores principais:
-
O grupo idealizador atua com um núcleo de orientação da Doutrina Espírita no bairro Vila Campesina;
-
A região do Jardim D`Abril, por sua vez, foi escolhida em função da concentração de famílias de baixo poder aquisitivo (favelas) que vivem no local.
-
Segundo a Prefeitura de Osasco, hoje o município, conta com 35 creches municipais que atendem 4.700 crianças e 14 creches (sociedade civil) que atendem 1.550 crianças, números ainda insuficientes dada a grande demanda de núcleos para este fim.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL “LUIZ ANTÔNIO RHEDA”
Características
Vamos definir nesse tópico alguns conceitos organizacionais e parâmetros de trabalho para desenvolvimento do Centro de Convivência Infantil.
Missão
Auxiliar a família no desenvolvimento de crianças em idade infantil.
Visão
Ser instituição de referência em qualidade de atendimento à criança e família.
Público Alvo
-
Crianças 2 anos de idade;
-
Residirem em Osasco, região do Jd D´Abril ou próximo ao CECILAR;
-
Pertencer à famílias com renda familiar de até 2 salários mínimos.
Capacidade de Atendimento
No mínimo 30 e no máximo 60 crianças
Período de atendimento
Segunda a Sexta-feira, 7 às 18 horas
Inscrições via Whatsapp
Contato: (11) 91413-2239 (Isabella)