top of page

O Projeto

Introdução

 

      Através deste relatório estaremos apresentando o projeto de construção do “CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL LUIZ ANTÔNIO RHEDA”. 

 

      O Centro de Convivência Infantil é um projeto social idealizado por um grupo de praticantes da Doutrina Kardecista que  compreende a necessidade imediata de democratizar a educação infantil para crianças de classe baixa sem redução da qualidade, contribuir no desenvolvimento de futuros cidadãos pela educação.
 

      A educação é fator estruturante do indivíduo, e, portanto, deve estar presente desde a tenra idade, como meio e condição de formação, desenvolvimento e integração social da criança.

 

      A estruturação do Centro de Convivência Infantil é uma idéia que evoluiu da proposta inicial de se construir o CENTRO DE APOIO A FAMILIA.

     A missão do Centro de Apoio à Família é ser um ambiente e canal aberto para as famílias de baixa renda onde encontrarão; orientação, informação e recursos e para manter-se com um núcleo primário da formação de Cidadão.


      Patrocinado pelo Instituto C&A e apoiado pela Associação Cirandar, dois voluntários da Instituição Beneficente Angelina Quinta de Moraes foram inscritos no curso GESC – promovido pela Associação do Ex-alunos de MBA USP com intuito de capacitá-los na estruturação deste projeto  “Centro de Convivência Infantil”.

     A constituição do Centro de Apoio a Família consiste:

 

  • Implantação do Centro de Convivência Infantil,

  • Orientação quanto ao planejamento familiar do ponto de vista orçamentário, saúde e  desenvolvimento humano e social, e

  • Apoio na capacitação de adolescentes/adultos para o mercado de trabalho.

 

      Apresentado este contexto, entendemos a grandeza do projeto proposto, e todas as implicações e desafios nele contido até sua conclusão, fazendo-se necessário a definição de um ponto de partida.O Centro de

Convivência Infantil é justamente o nosso marco zero, tendo em vista o auxílio imediato à família a medida em que os pais encontrarão um porto seguro para cuidado dos filhos no período de trabalho. A partir deste ponto estaremos nos centrando no desenvolvimento do projeto destinado ao Centro Convivência Infantil sem olvidar o contexto macro que está inserido.

 

Objetivo

 

      Construir o Centro de Convivência Infantil que será um espaço destinado ao desenvolvimento de crianças em idade infantil, onde os aspectos de saúde, educação, social, afetivos e  espirituais serão balizadores de todas as ações.

 

      O município de Osasco foi eleito para a construção deste projeto social, por três fatores principais:

 

  • O grupo idealizador atua com um núcleo de orientação da Doutrina Espírita no bairro Vila Campesina;

  • A região do Jardim D`Abril, por sua vez, foi escolhida em função da concentração de famílias de baixo poder aquisitivo (favelas) que vivem no local.

  • Segundo a Prefeitura de Osasco, hoje o município, conta com 35 creches municipais que atendem 4.700 crianças e 14 creches (sociedade civil) que atendem 1.550 crianças, números ainda insuficientes dada a grande demanda de núcleos para este fim.

 

CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL “LUIZ ANTÔNIO RHEDA”

 

Características

 

      Vamos definir nesse tópico alguns conceitos organizacionais e parâmetros de trabalho para desenvolvimento do Centro de Convivência Infantil.

 

Missão

 

      Auxiliar a família no desenvolvimento de crianças em idade infantil.

 

Visão

 

      Ser instituição de referência em qualidade de atendimento à criança e família.

 

Público Alvo

 

  • Crianças 2 anos de idade;

  • Residirem em Osasco, região do Jd D´Abril ou próximo ao CECILAR;

  • Pertencer à famílias com renda familiar de até 2 salários mínimos.

Capacidade de Atendimento

 

No mínimo 30 e no máximo 60 crianças

 

Período de atendimento

 

Segunda a Sexta-feira, 7 às 18 horas

Inscrições via Whatsapp 

 

Contato: (11) 91413-2239 (Isabella)

bottom of page